quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Resíduos sólidos e mudanças climáticas

1º lembrar... Resíduo sólido não é o mesmo que lixo... lixo são os restos das atividades humanas considerados sem utilidade. Já, resíduo sólido é o resultado de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial ou agrícola e poder ser utilizado como matéria prima.


O gás metano, depois do velho e conhecido CO2, é o segundo gás em importância como responsável pelo aquecimento global. A produção desse gás ocorre pela decomposição da matéria orgânica depositada nos aterros e lixões, sendo que 84% da emissão vêm dos resíduos sólidos, 11% de efluentes industriais e 5% dos esgotos domésticos.
O gás metano pode ser transformado em combustível para automóveis ou pode gerar energia e créditos de Carbono. Além disso, a redução do desperdício de alimentos e a otimização do aproveitamento da matéria orgânica antes que ela chegue aos aterros ou lixões contribuem para reduzir a emissão de metano. A compostagem é o melhor caminho para reutilizar o composto orgânico proveniente do lixo das cidades.

Outra forma de contribuir para a redução da emissão de gases de efeito estufa é a reciclagem de embalagens após o consumo. Veja o exemplo da França após a implantação da reciclagem:





E então.... percebeu como é simples contribuir?

FONTE: Borba, M. P. & Otero, P. (org.). Consumo sustentável. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de Sãp Paulo, 2009. 96p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário